Terça-feira, 17 de junho de 2025
APOIE
Menu

O governo do Sudão e o maior grupo rebelde de Darfur, o Movimento de Justiça e Igualdade, formalizaram a trégua ontem (23) em Doha, capital do Catar, com o objetivo de acabar com o conflito que já dura sete anos.

O presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmed El-Bashir, e o líder do grupo rebelde, Khalil Ibrahim, assinaram o acordo na presença do emir do Catar, Hamad Bin Khalifa Al-Thani, do presidente do Chade, Idriss Deby, e do presidente da Eritréia, Issias Afwerki.

Leia mais:

Três integrantes da ONG Médicos sem Fronteiras são sequestrados em Darfur 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Efe



O presidente do Sudão, Omar El-Bashir, cumprimenta o líder do grupo rebelde MJI, Khalil Ibrahim

Ao assinar, Bashir, citado pela agência QNA do Qatar, sublinhou que o acordo “é um passo importante para acabar com a guerra e o conflito em Darfur” e mostrou esperança em que se chegará a um pacto de paz definitivo em um breve espaço de tempo. O emir do Catar afirmou na cerimônia que a assinatura da trégua é um passo importante para a concretização da paz na região.

As Nações Unidas crêem que existam 4,7 milhões de pessoas dependendentes de ajuda humanitária para sobreviver em Darfur, onde o conflito entre as forças governamentais e as milícias começou em 2003 e já causou a morte a 300 mil pessoas.

Contexto

Os representantes do governo sudanês começaram as negociações com os grupos rebeldes de Darfur em janeiro. No entanto, os grupos rebeldes anti-governo não tinham chegado a um consenso a respeito de uma postura unificada e a ordem de detenção emitida em março de 2009 pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Bashir por crimes de guerra e lesa-humanidade provocou a suspensão das conversas.

Leia mais

Tribunal emite ordem de prisão para presidente do Sudão por crimes em Darfur

Os diferentes grupos rebeldes de Darfur negociam um acordo de paz desde 23 de agosto de 2004, para pôr fim ao conflito armado iniciado em fevereiro de 2003 em protesto pela pobreza e a marginalização dos habitantes da região.

Sudão assina acordo de paz com grupo rebelde de Darfur

NULL

NULL

NULL