A região norte da Argentina foi atingida nesta sexta-feira (02/09) por um terremoto de 6,4 graus na escala Richter, com mais intensidade na província de Santiago del Estero. Não foram registrados até o momento mortos ou feridos nem danos materiais relevantes.
Segundo a agência de notícias Efe, o epicentro foi localizado nos arredores de Añatuya, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, situada a 930 quilômetros a noroeste de Buenos Aires. O tremor teve uma profundidade de 592 quilômetros.
Leia mais:
Um ano depois, sobreviventes do tsunami no Chile esperam por ajuda em favelas
Galeria de imagens: no primeiro aniversário do terremoto no Chile, ainda há muita destruição
Piñera cumpre um ano de mandato marcado por terremoto, tsunami e ambição de forjar 'nova direita'
'Direita aprendeu a governar, mas esquerda patina na oposição', diz sociólogo chileno
Em janeiro deste ano, a região de Santiago del Estero já havia sido atingida por
um terremoto de 7 graus na escala Richter. A província é famosa por abrigar sítios históricos e também pelas
estações de água.
A informação de que não houve mortos e feridos nem danos materiais, pelo menos até o início da tarde, foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil de Santiago del Estero, Mario Pazda tarde.
O tremor também foi sentido na cidade de Rosário e na região metropolitana de Buenos Aires, principalmente nos edifícios altos.
As informações são do Serviço Sismológico de Mendoza, na Argentina, e do
Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), citadas pela imprensa local.
Efeitos no Brasil
O terremoto também foi sentido no interior do Paraná, na manhã desta sexta-feira, em pelo menos duas cidades das regiões oeste e norte do Estado.
As ocorrências foram sentidas por volta das 11h, segundo o Corpo de Bombeiros de Maringá (no norte do Paraná) e de Cascavel (região oeste).
De acordo com informações do site do Jornal do Brasil, um prédio comercial no centro de Maringá chegou a ser desocupado após os tremores. Os moradores relataram ter visto mesas e pequenos objetos se mexendo. Segundo o Corpo de Bombeiros, nove chamados foram registrados na cidade por causa do terremoto.
Pouco depois, porém, a Defesa Civil e os bombeiros informaram que não havia danos na estrutura, e o edifício foi liberado.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL