Terminou o impasse entre o Reino Unido e a União Europeia. Poucos minutos depois de seu porta-voz ter negado, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou em seu perfil no Twitter que os dois lados chegaram, nesta sexta-feira (19/02), a um acordo unânime para mudar o status de Londres no bloco.
Agência Efe
Cameron se mostrou satisfeito com o acordo alcançado
“Acordo. Apoio unânime para a nova posição do Reino Unido na União Europeia”, escreveu o polonês, que comanda o órgão que reúne os líderes de todos os países da UE. Minutos antes, seu porta-voz, também pela rede social, havia desmentido a notícia divulgada pela presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, de que as partes tinham alcançado um ponto comum.
NULL
NULL
Segundo o italiano Roberto Gualtieri, um dos três negociadores do Parlamento Europeu, o texto foi “melhorado” em dois de seus pontos mais críticos, o que aborda a uniformidade de regras financeiras e o da integração política.
Agência Efe
Com máscaras de Cameron, manidestantes contrários à permanência do Reino Unido na UE protestaram nesta sexta
“Negociei um acordo que dará ao Reino Unido um estatuto especial dentro da União Europeia. Vou recomendar ao executivo que adote esse acordo amanhã”, afirmou, por sua vez, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que deve anunciar a data de 23 de Junho para o referendo que deverá decidir se o país deixa ou não a UE.
Cameron disse ainda que o documento final “consagra todas as exigências” do seu Governo e deixa o país numa posição privilegiada para beneficiar do “melhor de dois mundos”.
*Com informações do Jornal Público