Sábado, 12 de julho de 2025
APOIE
Menu

O avanço da influência dos evangélicos neopentecostais no Brasil e no mundo tem despertado a atenção e a preocupação de quem estuda os fenômenos da religião e a sua relação com o poder político.

A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo polêmico Edir Macedo, é um exemplo de sucesso junto às camadas mais pobres da população, principalmente nas periferias das grandes cidades.

Ao não ter o necessário apoio do Estado e vivendo dramas familiares que causam dor e desespero, muita gente encontra acolhimento e compreensão nas igrejas evangélicas.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Claro que essa relação é uma troca. São conhecidos os casos de pessoas que doaram seus únicos bens e os seus escassos recursos a essas igrejas com o objetivo de obter a salvação espiritual.

Os católicos, outrora predominantes no Brasil, começam a perder a hegemonia religiosa. Enquanto isso, os evangélicos neopentecostais ocupam espaços cada vez maiores na política, no judiciário, nos aparelhos de segurança e, especialmente, nos meios de comunicação.

Jornalista conta a história de ascensão e poder do polêmico bispo Edir Macedo e sua Igreja Universal do Reino de Deus

WikiCommons

Sede local da Igreja Universal do Reino de Deus, em Cabinda, Angola

Em entrevista exclusiva ao programa Brasil Latino, o jornalista Gilberto Nascimento fala de seu livro “O Reino – a história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal” (Companhia das Letras), da expulsão de pastores brasileiros de Angola e da eventual nomeação do ex-prefeito do Rio de Janeiro, bispo Marcelo Crivella, como embaixador do Brasil na África do Sul.

O Brasil Latino, apresentado por Marco Piva, é transmitido toda segunda-feira na Rádio USP FM 93,7 (17h) e na Rádio Brasil Atual FM 98,9 (22h15). Os podcasts das edições anteriores estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.