John Glenn, o primeiro astronauta americano a orbitar ao redor da Terra, morreu nesta quinta-feira (08/12) em Ohio, seu estado natal, aos 95 anos.
O governador de Ohio, o republicano John Kasich, informou sua morte por meio de um breve comunicado no Twitter.
— John Kasich (@JohnKasich) 8 de dezembro de 2016
“John Glenn é, e sempre será, o herói de Ohio, e seu falecimento hoje é uma ocasião de luto para todos nós”, disse Kasich.
Glenn (Cambridge, Ohio, 1921), foi o primeiro norte-americano a orbitar ao redor da Terra em 1962, a bordo da cápsula Friendship 7 na missão Mercury, e, após sua carreira como astronauta, foi senador pelo Partido Democrata entre 1974 e 1999, ano no qual recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias da Cooperação
Wikimedia Commons
A bordo do Friendship 7, John Glenn foi o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 1962
NULL
NULL
Glenn ficou famoso em 1962, quando fez a primeira órbita completa à Terra. Depois de sair da Nasa (National Aeronautics and Space Administration) fez carreira como senador pelo estado do Ohio. E em 1998, aos 77 anos, Glenn se tornou o astronauta mais velho da história, ao ir ao espaço como membro da tripulação do Discovery. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama o condecorou em 2012 com a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção para um cidadão estadunidense.
O astronauta e ex-senador estava internado no centro médico universitário James Cancer Hospital há mais de uma semana, mas as causas da sua morte não foram revelados.