Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis
(Mãe coragem e seus filhos, Bertold Brecht)
Bertold Brecht morreu de ataque cardíaco em 14 de agosto de 1956, enquanto escrevia uma crítica teatral à peça Esperando Godot de Samuel Beckett. Está enterrado em Berlim no cemitério Dorotheenfriedhof.
Brecht nasceu em 10 de fevereiro de 1898 na cidade medieval de Augsburg. Batizado como Eugen Bertold Friedrich, era filho de pai católico e de mãe protestante.
Bertold era uma criança doente. Carregava um problema cardíaco congênito e um tique facial. Aos seis anos, ingressou numa escola elementar protestante e aos 10, no Ginásio Real da Bavária. Foi educado em latim e humanidades, mais tarde levado a ler Nietzsche e outros pensadores. Estudou também a tradução luterana da Bíblia, um texto considerado decisivo no desenvolvimento do moderno idioma alemão. Citações à Bíblia abundam nas peças de Brecht, particularmente em Mãe corageme seus Filhos, na boca do capelão.
Aos 16 anos, escreveu sua primeira peça, A Bíblia, sobre uma menina que tinha de escolher entre a vida e a morte, porém salvando muitas outras. Aos 19, deixou momentaneamente os estudos para se dedicar a trabalhos clericais para a guerra.
Em 1917, retomou as aulas, desta vez frequentando a Universidade Ludwig Maximilian em Munique, como estudante de medicina. Nessa ocasião, começou a escrever Baal, uma peça tratando do sofrimento causado pelos excessivos prazeres sexuais.
A própria vida sexual de Brecht era de algum modo movimentada. Comenta-se que em sua vida adulta nunca teve menos de três amantes ao mesmo tempo. Conta-se que teve também experiências homossexuais ao convidar amigos, apreciadores de literatura e música, a fim de passar com ele os fins de semana.
Em 1921, assiste em Berlim aos ensaios de Max Reinhardt e de outros diretores. Em 1922 sua peça Tambores na Noite estreia em Munique na Kammerspiele, recebendo o prestigioso prêmio Kleist para jovens dramaturgos. Casa-se, aos 24 anos, com a cantora lírica Marianne Zoff. Em 1923, duas de suas peças são encenadas: Na Selva das Cidades e Baal.
Após mudar-se para Berlim em 1924, enamora-se de uma atriz vienense, comunista, Helene Weigel, com quem tem um filho, Stefan. Brecht divorcia-se de Marianne e em 1929 se casa com Helene.
Assume nesse período uma atitude radicalmente antiburguesa que refletia o desapontamento de sua geração com a civilização que ruiu com a Primeira Guerra Mundial. A revolução russa de 1917 e os acontecimentos que levaram à morte de Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo, líderes do movimento espartaquista, o impressionaram vivamente. O homem que lhe ensinou os fundamentos do marxismo no final dos anos 1920 foi Karl Korsch, um eminente teórico marxista, membro da bancada comunista no Reichstag.
As mulheres foram importantes em sua carreira. Algumas feministas acusaram-no de assumir o crédito de textos que teriam sido escritos pelas amantes, o que nunca se comprovou. Todavia, Elisabeth Hauptmann escreveu partes significativas da Ópera dos Três Vinténs, Margarete Steffin, ajudou-o a escrever A Alma Boa de Setsuan e Mãe Coragem, Hella Wuolijoki lhe permitiu transformar a comédia dela A Princesa Serragem na sua O Senhor Puntila e Seu Criado Matti.
Brecht sofreu influência de variadas fontes. Estudou o teatro chinês, japonês e indiano. Concentrou-se em Shakespeare, de quem adaptou o Coriolano e admirava a tragédia grega. Tinha uma fenomenal capacidade de captar elementos dessas fontes aparentemente incompatíveis, combiná-las e convertê-las em suas extraordinárias obras.
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Em 1933, logo após o incêndio do Reichstag, Brecht levou sua família para Zurique, mais tarde rodando pelo mundo para escapar do governo nazista. Em outubro de 1947, foi chamado a depor no Comitê de Atividades Antiamericanas do senador McCarthy. Ligado ao Partido Comunista dos Estados Unidos, Brecht partiu no dia seguinte para a Suíça. Logo se juntou a Helene Weigel a fim de fundarem juntos em 1948, em Berlim Oriental, o Berliner Ensemble.
Quatro grandes peças foram escritas entre 1938 e 1945. Galileu Galilei, por exemplo, segue a história do cientista italiano ao pé da letra, tratando do ódio de si mesmo do protagonista por ter abdicado de suas convicções diante da Inquisição.
Brecht recebeu em 1954 o Prêmio Lênin da Paz. Suas peças continuam sendo montadas nos palcos do mundo. É um dos escritores fundamentais do século 20. Revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencialização.
Leia abaixo o poema O analfabeto político:
O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.