Ao anunciar nesta quinta-feira (11/06) o prazo para a reabertura das fonteiras externas da Europa, que deve ocorrer gradualmente até o dia 1º de julho, a Comissão Europeia informou que irá manter as restrições à entrada de cidadãos vindos de países que ainda não controlaram a pandemia do novo coronavírus, como o Brasil.
Segundo dados do Imperial College, o Brasil, segundo país com mais números de casos da covid-19 e terceiro com mais mortes no mundo, possui uma taxa de contágio de 1,08, o que indica que a transmissão do coronavírus ainda está fora de controle.
“Como a situação da saúde em certos países terceiros permanece crítica, a Comissão não propõe um levantamento geral da restrição de viagens nesta fase. A restrição deve ser levantada para os países selecionados com base em um conjunto de princípios e critérios objetivos”, afirma comunicado da UE.
Siga EM TEMPO REAL e com gráficos didáticos o avanço do novo coronavírus no mundo
De acordo com a comissária para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, “enquanto todos temos que manter os cuidados, chegou a hora de fazer preparações concretas para levantar as restrições aos países que possuem uma situação de saúde similar à da União Europeia”.
Comissão Europeia
Restrição deve ser levantada para os países selecionados com base em um conjunto de princípios e critérios objetivos’, afirmou UE
A Comissão Europeia ainda afirmou que os parâmetros utilizados para definir a lista de países com sinal verde serão o número de novas infecções, a tendência de expansão do vírus, e as políticas de combate à pandemia de cada governo, como testagem e prevenção.
Zona Schengen
Novas recomendações também foram feitas aos países membros da UE e integrantes da zona Schengen, pedindo que essas nações levantem as restrições nas fronteiras internas até a próxima segunda-feira (15/06).
A Comissão Europeia ainda propôs que os países-membros prolonguem as restrições para viagens não-essenciais dentro da UE até o dia 30 de junho e estabeleçam uma abordagem para levantar progressivamente esses bloqueios.