Embaixador do Brasil no Líbano morre em acidente de carro no sul da Itália

Ministério das Relações Exteriores confirmou em comunicado oficial o "trágico acidente" e expressou "solidariedade e sentidas condolências" aos amigos e à família do embaixador e de sua espos

Redação

Agência EFE Agência EFE

São Paulo (Brasil)

O embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade, e a esposa, Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, morreram nesta quarta-feira (08/05) em um acidente de trânsito no sul da Itália.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou em comunicado oficial o "trágico acidente" e expressou "solidariedade e sentidas condolências" aos amigos e à família do embaixador e de sua esposa. 

Os dois estavam de folga na região de Puglia, no sul da Itália, e viajavam em um táxi entre as cidades de Grumo Appula e Altamura, próximas a Bari, quando o veículo foi atingido por um caminhão. 

O motorista do táxi, o italiano Marcello De Filippis, também morreu na colisão. A estrada onde os três estavam foi fechada por algumas horas devido ao grave acidente. 

Paulo Cordeiro, natural de Salvador, era desde abril de 2018 embaixador do Brasil em Beirute. Antes de ser enviado ao Líbano, o diplomata ocupou o cargo de cônsul-geral do Brasil em Milão. 

Ao longo da carreira diplomática, iniciada em 1978, Cordeiro também trabalhou na Delegação Permanente em Genebra, na Suíça, e na Missão do Brasil na ONU, em Nova York, quando o Brasil era um dos membros rotativos do Conselho de Segurança. 

Além disso, o diplomata também foi embaixador do Brasil no Haiti quando o país comandava uma missão de paz no país, batizada como Minustah, e no Canadá. 

No Itamaraty, Cordeiro foi diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Secretaria da Presidência e subsecretário-geral de Política para a África, o Oriente Médio e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

José Cruz/Agência Brasil
Embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade, e a esposa morreram em um acidente de trânsito na Itália.

Comentários

Leia Também