O ex-presidente chileno Sebastián Piñera morreu nesta terça-feira (06/02) em um acidente de helicóptero na região rural de Ilihue, em Lago Ranco.
A informação, veiculada inicialmente pelo jornal La Tercera, foi confirmada horas depois pelo governo do Chile, que declarou três dias de luto oficial no país.
Segundo a imprensa local, a queda do helicóptero que vitimou Piñera ocorreu após poucos minutos de voo. O ex-presidente estava na região visitando um amigo.
Outros três ocupantes do helicóptero, que seriam parentes do ex-presidente, sobreviveram ao acidente. Dois deles teriam nadado até a beira do lago e outro foi salvo por um bote salva-vidas. O ex-presidente chileno, porém, teria ficado preso ao cinto de segurança dentro da aeronave.
Ao ser confirmada a notícia do falecimento de Piñera, o atual presidente do Chile, Gabrie Boric, realizou um pronunciamento em rede nacional anunciando que decretou luto oficial no país por três dias.
Piñera governou o Chile por dois períodos, o primeiro entre 2010 e 2014, o segundo entre 2018 e 2022
“O presidente Piñera contribuiu, a partir de sua visão, com a construção de grandes acordos para o bem do país. Foi um democrata desde a primeira hora e buscou genuinamente o que ele acreditava que era o melhor para o país”, ressaltou Boric.
S.E. Presidente de la República @GabrielBoric se dirige al país, con motivo del fallecimiento del ex Presidente Sebastián Piñera Echenique https://t.co/jX8Y6Ahse5
— Presidencia de Chile (@Presidencia_cl) February 6, 2024
Presidente por dois períodos
Sebastián Piñera comandou o Chile por dois mandatos: entre 2010 e 2014, depois de 2018 e 2022, antecedendo o atual presidente, Gabriel Boric. Também foi o único político de direita a vencer eleições presidenciais no país andino após a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
De acordo com o jornal espanhol ABC, Piñera pilotava seu próprio helicóptero. O veículo era do modelo Robinson R66 Turbine, fabricado desde 2007.
Nascido em 1º de dezembro de 1949, em Santiago, Piñera foi militante do partido Renovação Nacional (RN), e um dos empresários mais ricos do Chile, figurando tamb´ém no ranking da revista Forbes como dono de uma das maiores fortunas da América Latina.
Engenheiro e economista com pós-graduação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Piñera era casado desde 1973 com Cecilia Morel Montes e deixa quatro filhos.
(*) Com Ansa.