Um dos efeitos de um antibiótico usado em veterinária abre as portas na busca de um tratamento para o sarcoma de Ewing, um tipo de câncer que afeta crianças e adolescentes, segundo um estudo publicado na revista International Journal of Oncology.
O antibiótico é o thiostrepton que, de acordo com as conclusões do estudo, inibe dois genes causadores da doença em ratos. Os pesquisadores não acreditam que a substância possa ser utilizada diretamente para esse fim em humanos, mas afirmam que a descoberta abre portas para buscar novos medicamentos que tenham o mesmo efeito.
NULL
NULL
O sarcoma de Ewing é o segundo tipo de câncer de ossos mais comum e afeta crianças e jovens. Atualmente, se for diagnosticada a tempo e não apresentar metástase, a doença pode ser curada em 80% dos casos, mas entre 25% e 30% das ocasiões é diagnosticada quando já há metástase e a sobrevivência diminui até 30%.
Os pesquisadores demonstraram que o antibiótico inibe os dois genes envolvidos no sarcoma de Ewing. Participou do estudo o Institut d'Investigació Biomedica de Bellvitge (Instituto de Pesquisa Biomédica de Bellvitge) de Barcelona.