Terça-feira, 18 de novembro de 2025
APOIE
Menu

Um trem com um carregamento de resíduos nucleares, considerado “o mais radioativo da história” por ecologistas, partiu nesta sexta-feira (05/11) de Valognes (noroeste da França) em direção a Gorleben, no norte da Alemanha.

O trem, que saiu de Valognes por volta das 14h20 (11h20 em Brasília) e chega neste sábado (06/11) à Alemanha, mudou seu itinerário esta madrugada para evitar manifestações antinucleares. 

Efe



Manifestantes protestam contra passagem de trem em Berg, Alemanha



O comboio, de 14 vagões, que levam 308 contêineres com 123 toneladas de resíduos nucleares vitrificados, deveria passar pelas cidades francesas de Arras, Valenciennes, Fourmies, Hirson e Charleville, mas depois de Amiens, o trem foi desviado para o ramal de Reims, Châlon-en-Champagne e Metz.

Nesta sexta-feira, o trem ficou bloqueado durante duas horas a centenas de metros da estação de Caen, Normandia, quando quatro militantes ecologistas se amarraram à via férrea. 

Leia mais:

Irã retoma negociações sobre programa nuclear até novembro, diz porta-voz

Polícia apreende 1,8 kg de urânio contrabandeado na Moldávia

Chávez chega ao Irã para fortalecer cooperação energética

Um continente, muitas diferenças

A guerra no Afeganistão: ano dez

Os ativistas levavam um cartaz com a mensagem, em alemão, “Nossa resistência não conhece fronteiras”.

Os dejetos correspondem, segundo a empresa Areva, ao consumo elétrico de 24 milhões de pessoas durante um ano.

Pela manhã, militantes do Greenpeace se concentraram em frente a uma bandeirola com o lema “Resíduos nucleares, via sem saída” na estação ferroviária de Valognes, sobrevoada por um helicóptero.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Após protestos, trem com resíduos nucleares segue da França para Alemanha

NULL

NULL

NULL