O processo de votação para definir se um presidente pode ou não concorrer a um terceiro mandato na Bolívia se encerrou oficialmente às 16h (17h de Brasília). Alguns colégios eleitorais, no entanto, permanecem abertos para que todos os eleitores que estejam em filas tenham a oportunidade de exercer o dever cívico.
A expectativa é de que os primeiros resultados comecem a ser divulgados por cadeias televisivas a partir das 19h30 (20h30 de Brasília). O resultado definitivo poderá demorar até uma semana para ser divulgado, já que a contagem no país é manual.
Agência Efe
Mulher aimara vota em Patamanta
O referendo pergunta à população se aceita ou rejeita reformar um artigo da Constituição para ampliar de dois a três os mandatos presidenciais consecutivos permitidos, o que permitiria que o presidente Evo Morales se apresentasse às eleições de 2019 na busca de um quarto mandato até 2025.
Observadores internacionais ressaltaram que o processo de consulta popular transcorreu com normalidade. O chefe da missão da OEA (Organização dos Estados Americano) Leonel Fernández disse que o referendo “transcorreu em paz”. Da mesma forma, a missão da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) afirmou que a votação ocorreu “em um clima de absoluta tranquilidade”.
Santa Cruz
Os incidentes mais graves ocorreram em Santa Cruz, onde eleitores queimaram urnas e cédulas eleitorais devido à demora da chegada das atas de voto.
Agência Efe
Homem vota em La Paz
Devido ao incidente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu que a votação será realizada novamente em 6 de março nos colégios afetados.
“Foi o caso mais sobressalente, no restante do país a votação ocorreu de forma pacífica, com alta participação cidadã”, afirmou Katia Uriona, presidente do TSE.
NULL
NULL
Para facilitar o deslocamento para os centros eleitorais, todos os transportes públicos do país foram suspensos e é proibida a circulação de veículos motorizados.
Evo Morales
O presidente Evo Morales votou em Chapare, região cocaleira no centro do país.
Agência Efe
Após votar, Evo voltou para La Paz onde espera o resultado das urnas
Após emitir o voto, o mandatário disse desejar que “haja uma maior participação cidadã e que esta seja uma jornada histórica”.
Apesar de ser um dos presidentes mais bem avaliados do continente, o acidente em El Alto, que matou seis pessoas queimadas dentro da Prefeitura, e o escândalo amoroso envolvendo sua imagem fazem com que o resultado da votação seja incerto até a saída dos primeiros resultados.