O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega mexicano, Felipe Calderón, anunciaram hoje (23) o início de negociações para um acordo bilateral de integração econômica entre Brasil e México.
Após uma reunião ao fim da cúpula do Grupo do Rio, em Cancún, Lula assegurou que os dois países têm condições para serem parceiros econômicos, já que não são adversários e “muito menos inimigos”. Já Calderón disse que, com a decisão, ambos os países iniciam uma nova etapa e uma relação “mais forte e sólida”.
Entre os objetivos do futuro acordo citados pelo presidente mexicano, está o de promover o crescimento e o desenvolvimento econômico dos dois países.
EFE
Lula e Calderón pediram aos empresários dos dois países que aumentem a parceria
O acordo, se assinado, permitirá fortalecer a competitividade brasileira e mexicana e a presença regional latino-americana nos mercados internacionais e aumentará o emprego e o bem-estar de mexicanos e brasileiros, alegou Calderón. Também garantirá o acesso de produtos aos dois mercados, integrará as cadeias produtivas e sustentará os fluxos de comércio, investimento, alianças estratégicas, transferências e cooperação, completou o presidente mexicano.
Calderón disse que estes são apenas alguns dos muitos benefícios que os dois países podem ter caso consigam aproveitar a complementaridade de suas economias e os atrativos dos dois mercados.
Empresários
O presidente do México convidou os empresários de ambos os países a participar do processo, cuja duração dependerá “da substância”, ressaltou. Para Lula, o México tem de “virar a cabeça” para a América do Sul, porque “o mundo é redondo, não retangular”.
“É necessário olhar para todos os lugares”, disse o presidente brasileiro.
Da mesma forma que Calderón, Lula se dirigiu aos empresários do Brasil e do México e pediu para que “não tenham receios” e que se reúnam para discutir a construção de alianças e investimentos conjuntos.
“A oportunidade está na mesa. Basta que nossos empresários tentem o que queremos para nossas economias”, afirmou Lula.
NULL
NULL
NULL