A Câmara Municipal de São Paulo irá homenagear no próximo dia 9 de julho, Dia da Luta Operária, o escritor e militante político ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio. Ele receberá a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade, por ter se dedicado à causa operária e a luta pela democracia no Brasil.
A sessão solene irá ocorrer às 10 horas, na Rua do Bucolismo, 81, no Brás (centro de São Paulo). A iniciativa é do mandato do vereador Antônio Donato (PT).
Del Roio foi um dos responsáveis pela transferência de arquivos do movimento operário para a Itália durante a ditadura civil-militar (1964-1985), que corriam risco de serem destruídos no Brasil.
O homenageado já foi da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e um dos fundadores do grupo armado Aliança Libertadora Nacional (ALN). Durante o regime militar, foi preso, processado e obrigado a partir para o exílio. No exterior, passou por Cuba e países da Europa, chegando a ser eleito senador na Itália e deputado do Parlamento Europeu.
NULL
NULL
Reprodução
Del Roio foi um dos responsáveis pela transferência de arquivos do movimento operário para a Itália durante a ditadura civil-militar [1964-1985], que corriam risco de serem destruídos no Brasil