Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas hoje (5), no centro de Roma, por iniciativa de internautas, para dizer “não” ao chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, e pedir sua demissão do cargo.

Batizada como “No-B Day”, a iniciativa, que nasceu no dia 9 de outubro pelas mãos de um grupo de cidadãos contrários à atuação de Berlusconi, conseguiu convocar 500 mil pessoas, segundo os organizadores, citados pela imprensa italiana.

Fotos: Alessandro Di Meo/EFE

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Na tribuna instalada na praça San Giovanni in Laterano, os participantes destacaram a independência de seu movimento nascido na internet, para o qual escolheram a cor lilás.

Escândalo



Em mais um escândalo envolvendo Berlusconi, o ex-mafioso siciliano Gastapre Spatuzza vinculou ontem (4), durante depoimento no tribunal de Turim, o primeiro-ministro da Itália e seu braço-direito, Marcello Dell'Utri, a atentados da Cosa Nostra nos anos 1990.

Dell'Utri é um dos fundadores do Força Itália, movimento criado em 1994 para lançar Berlusconi na política.

Acusado de ter sido o “intermediário e o homem indicado” para preparar a chegada à cena política italiana das forças ligadas à Cosa Nostra, Dell'Utri foi condenado a nove anos de prisão por associação mafiosa, mas apelou da sentença.

“Berlusconi deve explicar aos italianos por que se apresentou e manteve a seu lado pessoas como Dell'Utri, condenado por assuntos mafiosos em primeira instância”, comentou Antonio di Pietro, líder do partido de oposição – Itália dos Valores.

Centenas de milhares protestam em Roma contra Berlusconi

NULL

NULL

NULL