O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira (18/07) a criação de um fundo estratégico para apoiar financeiramente as exportações das empresas públicas e privadas aos países-membros do Mercosul.
“Ordenei a criação de um fundo estratégico de algumas centenas de milhões de dólares para apoiar as empresas venezuelanas privadas que tenham perfil exportador e as empresas do Estado”, disse o mandatário, que confirmou que viajará ao Rio de Janeiro para a cerimônia oficial da incorporação da Venezuela ao Mercosul.
NULL
NULL
A decisão de incluir o país no bloco comercial foi tomada pelos sócios Argentina, Brasil e Uruguai, após a expulsão do Paraguai por conta do impeachment relâmpago sofrido por Fernando Lugo. O Paraguai era o único que faltava aprovar a entrada da Venezuela.
Em declarações à televisão estatal venezuelana, Chávez disse que “não queria que [a inclusão da Venezuela] ocorresse dessa maneira. O Paraguai foi suspenso e, com isso, caiu o último obstáculo que restava [para a entrada do país no bloco]”.