Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Paraguai, Fernando Lugo, manifestaram sua dor e pesar pelo falecimento do ex-líder do Executivo da Argentina Néstor Kirchner (2003-2007), ocorrido na manhã de hoje (27/10) por problemas cardíacos.

Em sua conta na rede social Twitter, Chávez mandou um recado à “querida” Cristina, atual presidente do país e esposa do ex-mandatário. “Quanta dor! Que grande perda sofre a Argentina e nossa América! Viva Kirchner para sempre”, escreveu ele.

Lugo, por sua vez, se solidarizou com o falecimento de um “amigo e companheiro na construção de uma América Latina sem exclusões”, destacando o caráter conferido por ele à titularidade da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Leia mais:

Morre Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina

Argentina celebra o Bicentenário de Independência e aposta na recuperação econômica

Kirchners superam parte das dificuldades e recuperam prestígio

Macarena Aguiló: memórias de uma menina sequestrada pela ditadura

Chanceleres do Mercosul repudiam exercícios militares britânicos nas Malvinas
 

Amorim intensifica negociações sobre Mercosul incluindo participação cidadã e acordo com UE 

Parlasul discute representação parlamentar dos países do bloco

O chefe de Estado paraguaio comentou que Kirchner cumpriu “um papel fundamental nos processos de integração na região”. A presidência da nação informou ainda que Lugo já se pôs em contato com a chancelaria para coordenar a presença do país nos atos de homenagem e despedida ao advogado e deputado de 60 anos.

Segundo confirmaram fontes oficiais à agência estatal Télam, o ex-presidente argentino sofreu um problema cardíaco e foi levado a um hospital de El Calafete, na província de Santa Cruz, em companhia de Cristina.

Kirchner já havia sido submetido a uma angioplastia em setembro devido a uma obstrução de uma artéria coronária. Ele também passara por uma intervenção semelhante em fevereiro.

Siga o Opera Mundi no Twitter

Chávez e Lugo lamentam falecimento de Kirchner

NULL

NULL

NULL