Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Compartilhe:

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs que o atual ministro de Relações Exteriores do país, Nicolás Maduro, se candidatasse ao governo do estado de Carabobo – que é administrado pela oposição – e disse esperar vitória no pleito previsto para dezembro de 2012.

“Eu já te vejo como governador de Carabobo”, afirmou o mandatário ao chanceler durante um ato dos apoiadores da aliança GPP (Grande Pólo Patriótico), que o lançará à Presidência no próximo ano.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

Segundo Chávez, o ministro “fez um gigantesco trabalho” na chancelaria, com sua lealdade e dedicação. “A oposição disse que Nicolás vai assumir [a Presidência] porque Chávez está morrendo, mas a informação chegou errada para eles, Nicolás tem cara de governador”, afirmou.

O chefe de Estado ainda disse que tem “premonições” e que imaginou seu atual vice-presidente, Elías Jaua, comandando o estado de Miranda. Desta forma, ele terá que “buscar um vice-presidente para o primeiro trimestre do próximo ano”.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

O mandatário ainda destacou que é preciso “recuperar” os estados de Carabobo, Miranda, Táchira, Zulia, Nueva Esparta e Lara, que atualmente são geridos por membros da oposição venezuelana.

Chávez, que busca ser eleito pela terceira vez, receberia cerca de 57% dos votos caso as eleições ocorressem nos próximos dias, apontaram dados de uma pesquisa realizada pelo Gis XXI (Grupo de Investigação Social XXI) a pedido da estatal AVN (Agência Venezuelana de Notícias).

O mandatário citou ainda durante o encontro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado recentemente com câncer na laringe, não precisará ser operado e anunciou que eles devem se encontrar em breve. 

“Há dois dias [ele] terminou a terceira sessão [de quimioterapia] e agora vai para radioterapia. Não foi preciso uma cirurgia, e me disse que o tumor reduziu 75%”, informou.

"Eu já te vejo como governador de Carabobo", afirmou o mandatário ao chanceler

NULL

NULL

NULL

Mais lidas