A UNLa (Universidade Nacional de Lanús), na Argentina, outorgou nesta quinta-feira (09/03) o título de doutorado honoris causa ao líder da Revolução Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, dias após o aniversário de morte de quatro anos do ex-presidente. Adán Chávez, irmão mais novo do comandante, recebeu o título da reitora da universidade, Ana Jaramillo.
O Conselho Superior da UNLa ressaltou a contribuição do líder venezuelano em “acabar com a dívida histórica do neoliberalismo”, ao “visibilizar e dignificar as classes excluídas do seu país”.
Jaramillo afirmou que a universidade insta a seguir os valores promovidos por Chávez, que incluem a integração latino-americana, defesa da pátria, os direitos humanos e dignidade. “Chávez promoveu a construção de uma nova ordem geopolítica global multipolar mais justa e mais humana”, declarou a reitora, lembrando que ainda é necessário “esforço contínuo” para apoiar a impulsionar sua concretização.
Reprodução/Twitter UNLaOficial
Hugo Chávez foi homenageado em universidade argentina com título de doutor honoris causa
NULL
NULL
Adán Chávez, por sua vez, agradeceu o título em nome dos venezuelanos. “É uma honra para nós receber este tributo de parte de uma universidade argentina tão prestigiosa, não só no âmbito acadêmico mas também pelo seu trabalho em prol da integração latino-americana”, afirmou Chávez, que também é ministro de Cultura da Venezuela.
O diretor do Centro Universitário para a Informação e Comunicação da UNLa, Fernando Buen Abad, celebrou o título pós-mortem, destacando que “uma universidade do povo homenageia um líder popular e eterno”.