As exportações do vinho brasileiro para a China cresceram 86% durante o primeiro semestre deste ano, transformando o país asiático no principal marcado para a bebida nacional, informou nesta segunda-feira (17/09) o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).
As exportações das 38 vinícolas brasileiras integrantes do projeto Wines of Brasil, uma associação da Ibravin e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) somaram 1,85 bilhão de dólares no semestre, frente aos 996 milhões de dólares do mesmo período de 2011.
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No ano passado, a China ocupava a segunda colocação entre os compradores do vinho brasileiro, com gastos de pouco mais de 390 mil dólares. Neste ano, o valor subiu para 405 mil dólares.
O volume de vinho exportado pelo Brasil cresceu 142% ao passar dos 313.900 litros do primeiro semestre de 2011 para 760.300 litros no mesmo período de 2012. “É um resultado significativo, que merece ser celebrado”, afirmou a gerente de Promoção Comercial de Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.
Na classificação de importadores de vinhos brasileiros, depois da China está o Reino Unido, seguido por Rússia, Holanda, França, Estados Unidos, Polônia, Suíça, Finlândia e Bélgica.