Modelo eletrônico que emula o cigarro tradicional: uma nova opção de combate ao vício da nicotina
O presidente do Comitê dos Serviços de Bombeiros, Jeremy Hilton, afirmou que o aumento dos incêndios causados por cigarros eletrônicos é uma grande preocupação e novas medidas devem ser tomadas para combatê-los. “A expectativa é que o número continue crescendo na medida em que mais fumantes passem a usar esses substitutos”, alertou em entrevista à Efe. “Pedimos aos fabricantes que coloquem advertências claras, proeminentes e gráficas para mostrarem aos usuários dos perigos de usarem carregadores incompatíveis com as baterias dos cigarros”, completou.
Em junho deste ano, médicos ingleses aprovaram uma medida para pressionar a proibição permanente de venda de cigarros para qualquer pessoa nascida depois dos anos 2000 – isto é, para jovens que têm atualmente 14 anos ou menos. A proposta da MBA (Associação de Médicos Britânicos) é fazer com que o Estado se declare livre do tabaco até 2035.
“Fumar não é uma escolha racional: 80% dos fumantes começam na adolescência, como resultado da pressão intensa de colegas”, disse o especialista em medicina de saúde pública Tim Crocker-Buque ao Guardian. “Os fumantes que começam a fumar aos 15 anos têm três vezes mais probabilidade de morrer de câncer relacionado ao fumo do que em relação a alguém que começa em seus 20 e poucos anos”, acrescenta.De acordo com Crocker-Buque, cerca de 100 milhões de pessoas morreram em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco durante o século 20. Ele acrescentou que nove em cada 10 fumantes gostariam de ter nunca começado.
Outro país europeu na luta contra o cigarro é a França, que decidiu em outubro começar a vendar maços com embalagens “neutras” nas tabacarias ao redor do seu território nacional a partir do início de 2016. Anunciado pela ministra da Saúde, Marisol Touraine, o programa do governo francês impõe a criação de um maço de cigarros único e “neutro” para todas as marcas, com o intuito de torná-las menos atraentes para os consumidores – e, assim, tentar reduzir o vício.
Criticada pelos fabricantes de cigarro, a medida foi inspirada na Austrália, que adotou o sistema no fim de 2012. De acordo com o Ministério da Saúde da França, todos os maços serão padronizados, com tamanho, cor, fotografias de impacto com os efeitos e o nome das marcas com o mesmo tipo de letra. O objetivo do governo é reduzir o número de fumantes em 10% em cinco anos no país.
Wikicommons
Modelo de cigarro neutro australiano: França será primeiro país europeu a tomar essa iniciativa para desestimular fumo