Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

O Arquivo Cinematográfico da Grécia apresentou nesta quarta-feira (04/09) a programação do festival que vai homenagear Salvador Allende. Serão 22 filmes e documentários em memória aos 40 anos da morte do ex-presidente chileno e à crise política e social na ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Leia também:
Pinochet possuía depósito secreto de armas químicas

Twitter @diariodaliberdade

Salvador Allende será homenageado por gregos

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo a organização, o festival não pretende ser “uma descrição de uma epopeia ou uma desagradável lembrança de um funeral”. “Queremos usar fragmentos da memória para testemunhar a passagem da lenda Salvador Allende e demonstrar nossa saudade por ele, mas sem a triste retorno de dias de sono vivido”.

Leia também:
Wikileaks: Vaticano apoiou a ditadura de Augusto Pinochet

Além da vida de Allende, os filmes que serão exibidos recordam a manhã de 11 de setembro de 1973, quando Augusto Pinochet assumiu o poder, iniciando uma série de perseguições políticas – que resultaram na morte de milhares de pessoas durante 17 anos de ditadura.

O festival começa amanhã (05) e vai até 11 de setembro. Os destaques são as películas de Kosta Gavras “Missing” (Falta, 1982) e Kakoyanis Mijali “Sweet Country” (O doce país, 1987).

(*) Com informações da Telesur

Arquivo Cinematográfico da Grécia relembra 40 anos da morte do ex-presidente chileno e período de Augusto Pinochet

NULL

NULL