Terça-feira, 24 de junho de 2025
APOIE
Menu


O ex-prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, de oposição ao governo do presidente Nicolás Maduro, fugiu para a Colômbia, confirmou nesta sexta-feira (17/11) o departamento de Migrações.

“Na manhã do dia de hoje, entrou no país, proveniente da Venezuela, o senhor Antonio Ledezma, ex-prefeito do distrito metropolitano de Caracas até 2015”, informou o órgão.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O político cumpria regime de prisão domiciliar desde 2015, por motivos de saúde, sob a acusação de conspiração contra o governo e instigação da violência em protestos contra o presidente. Ele ainda não havia sido julgado.

Antonio Ledezma cumpria regime de prisão domiciliar desde 2015, por motivos de saúde, sob a acusação de conspiração contra governo e instigação da violência em protestos contra presidente

NULL

NULL

Ledezma, 62 anos, é um dos fundadores do partido Alianza Bravo Puevo (ABP) e foi levado a uma prisão militar após terem sido descobertos, segundo o governo venezuelano, planos de fuga em sua residência. Recentemente, havia voltado à prisão, por onde ficou por algumas horas.

De acordo com o governo colombiano, Ledezma entrou no país por via terrestre, saindo da cidade venezuelana de San Antonio del Táchira pela Ponte Internacional Simón Bolívar até Villa del Rosario, já no país vizinho.

Segundo a mídia venezuelana, a fuga, que teria ocorrido na madrugada desta sexta-feira (17/11), terá fim em algum país europeu – provavelmente a Espanha, onde especula-se que pedirá asilo.

Wikimedia Commons

Ex-prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, fugiu para a Colômbia

(*) Com Ansa