Agência Efe
A presidente argentina Cristina Kirchner precisará fazer sessões de fisioterapia após ser diagnosticada com “bursite do trocanter esquerdo”, na noite de quarta-feira (29/01). Esta é uma lesão que afeta o quadril. A informação foi divulgada pelo Hospital Austral de Buenos Aires nesta quinta (30/01).
[Cristina Kirchner, durante reunião da Celac, em Cuba]
Ela foi levada ao hospital com suspeita de lombociatalgia (quando as vértebras da coluna pressionam nervos da lombar) e submetida a exames radiológicos e de ressonância magnética.
Segundo o jornal argentino La Nación, a bursite acontece quando as bursas (espécie de bolsas), que se localizaram em pontos de contatos (como músculos, tendões ou ossos) se inflamam, provocando dor.
Cristina Kirchner, de 60 anos, voltou antecipadamente na quarta-feira de Havana, onde havia participado da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
NULL
NULL
Este é o segundo problema de saúde da chefe de estado argentina em menos de seis meses. Em outubro, ela foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um hematoma da região craniana, o que provocou o afastamento do governo.
Cristina começou a retomar as funções em meados de novembro, mas desde então diminuiu sensivelmente pronunciamentos públicos e mantém grande parte de sua atividade na residência presidencial de Olivos, nos arredores de Buenos Aires. Por esse motivo, tem sido criticada, por se mostrar “ausente” do governo.
Em 2010, a presidente já havia sido operada, no mesmo hospital, de um carcinoma nas tireoides.