Agência Efe
Dilma e Mujica discutiram sobre cooperação regional no Palácio do Planalto
Os presidentes de Uruguai, José Pepe Mujica, e Brasil, Dilma Rousseff, conversaram nesta sexta-feira (07/11), durante mais de três horas, sobre temas políticos e as relações entre os dois países nos últimos anos. Entre os principais assuntos discutidos pelos dirigentes estiveram cooperação de energia, infraestrutura e integração produtiva.
O foco principal, no entanto, foi a integração na América Latina. Após o encontro, Mujica afirmou que as parcerias entre os dois países não devem necessariamente convergir para ações de financiamento, mas também para o desenvolvimento das duas nações, bem como dos vizinhos Paraguai, Argentina e Bolívia.
“Conversamos sobre uma agenda de problemas que viemos trabalhando esses anos”, explicou Mujica, citando a necessidade de impulsionar um porto regional, “que não pretenda ser um porto uruguaio, mas um porto da região do Rio da Prata, que está se transformando num congestionamento de barcos”.
Segundo o presidente uruguaio – que encerra o mandato em março do ano que vem -, o Brasil tem importância estratégica na região. “Penso que Brasil é a espinha dorsal, mas também tem de se dar conta da responsabilidade que tem. O desenvolvimento está vindo tarde, e há outros grandes neste mundo que se juntam para poder negociar. Por isso, o grande [Brasil] tem que se juntar aos pequenos e médios, todos juntos. Se não, não teremos força”, afirmou.
A presidente Dilma Rousseff destacou que o balanço do relacionamento entre os dois países é positivo, pelo fato de ambos olharem para os interesses da América Latina, onde, segundo ela, há um mercado “significativo”, que deve ser expandido.
“Conseguimos uma integração energética que estava há muito tempo sendo buscada, baseada não só na interconexão de transmissão, mas também em projetos conjuntos feitos com a Eletrobras e a empresa uruguaia. Isso significa que, quando sobrar energia lá, eles venderão para nós. Quando sobrar aqui, venderemos para eles. Aquele que tiver menor preço tem prioridade”, disse a presidenta.
(*) Com informações da Agência Brasil
NULL
NULL
Dilma e Joe Biden também conversaram
O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou para a presidente Dilma Rousseff parabenizando-a pela reeleição no último dia 26. De acordo com informações da agência ANSA, Biden convidou a dirigente brasileira para visitar Washington novamente.
O norte-americano disse, em ligação realizada nesta quinta-feira (06) ter ficado “muito feliz com a vitória” e classificou Dilma como “uma grande amiga” que seu país tem na América do Sul. “Admiro sua coragem e sua dedicação. Creio que, com seu empenho, podemos fazer muito em favor das relações entre nossos países”, concluiu.