Agência Efe
A mais popular rede social do planeta abriu nesta sexta-feira (18/05) seu capital social e, a partir de agora, verá a maioria de seus ativos sendo negociada na Nasdaq, a bolsa das empresas de alta tecnologia, informática e telecomunicações dos EUA.
Papeis do Facebook estrearam no pregão com duas horas de atraso, cotados a 43 dólares a fração unitária – o equivalente a 86,79 reais. Em menos de 30 minutos, a cotação dos ativos despencou para o piso de 38 dólares (76,70 reais) estabelecidos pela companhia. Após o meio-dia (horário local), se valorizou e passou a oscilar na faixa entre 40 e 42 dólares.
NULL
NULL
A grande surpresa para Mark Zuckerberg e seus novos sócios surgiu apenas a partir das 15h, quando a cotação dos ativos da rede social voltou a despencar. Às 16h, horário de fechamento do pregão, os gráficos da Nasdaq acusavam uma variação de apenas 0,6% na cotação diária dessas ações, o equivalente a uma pequena alta de 23 centavos de dólar com relação ao valor mínimo.
Ainda assim, o forte apelo dos investidores frente ao novo papel rendeu à companhia nada menos do que 19,3 bilhões de dólares. Como comparação, sobre o volume que o Facebook ganhou a partir desta sexta-feira, até mesmo o Mc Donald’s, maior rede de fast foods do planeta, teve seu valor de mercado superado pela rede social.
Uma das pessoas que mais ficaram satisfeitas com esse primeiro resultado foi o vocalista da banda U2, o músico irlandês Bono Vox. Em 2009, ele adquiriu 2,3% das ações do Facebook com um montante de 90 milhões de dólares. Agora, após essa inauguração na Nasdaq, estima-se que sua pequena porcentagem valha cerca 1,5 bilhão de dólares.
Rodeado pela cúpula da empresa que inaugurou em 2004, foi o jovem Mark Zuckerberg quem acionou o alarme de início do pregão da Nasdaq. Hoje, o CEO de apenas 28 anos é responsável por uma equipe de três mil funcionários que gerencia os relacionamentos virtuais de mais de 800 milhões de pessoas. Em pouco tempo, analistas de mercado calculam que ele se tornará um dos dez homens mais ricos do mundo.