A terceira etapa de negociações entre o governo venezuelano e a oposição iniciou nesta sexta-feira (24/09) na na Cidade do México.
A capital mexicana é sede dos diálogos, mediados pela Noruega, que tem por objetivo o acordo para a realização das próximas eleições, assim como e exigir o fim de sanções econômicas contra o país.
O chefe da delegação governista, Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional venezuelana, declarou que nesta nova etapa o governo pedirá a devolução dos bens roubados do país latino-americano no exterior.
Já o grupo oposto, nomeado de Plataforma Unitária da Oposição, vai se concentrar no sistema de Justiça da Venezuela, segundo informou a TeleSur.
Na semana passada, Rodríguez denunciou uma “grave violação” dos acordos firmados no México sobre a recuperação dos ativos do país, defendendo que estar “diante de um flagrante roubo que só pertencem aos venezuelanos”. A nota publicada pelo chefe da delegação criminaliza as ações do, segundo ele, “auto denominado governo interino”.
Frente a la grave violación a los acuerdos firmados en México sobre la recuperación de nuestros activos: estamos en presencia de un robo flagrante de bienes que sólo pertenecen a las venezolanas y los venezolanos pic.twitter.com/yZczfUKnD1
— Jorge Rodríguez (@jorgerpsuv) September 17, 2021
Nicolas Maduro Guerra/Twitter
Mesa de diálogo teve início em agosto e segue para terceira etapa de negociações
Nas duas últimas rodadas, as partes concordaram em ratificar e defender a soberania da Venezuela sobre a Guiana Essequiba, bem como acordos relativos à proteção social da população do país.
Ao final da segunda reunião, no início deste mês, as delegações emitiram um comunicado no qual informaram que as negociações ainda estão em andamento e que o próximo tema a ser discutido será o respeito ao Estado de Direito Constitucional.
A mesa de diálogo também tem contado com o apoio da Rússia e da Holanda, desde que foram inauguradas em 13 de agosto, com a assinatura de um memorando de entendimento pelo qual as partes expressaram sua disponibilidade para negociar de forma intensa, abrangente e pacífica.
(*) Com TeleSur.