Cerca de 200 membros do sindicato PAME, formado por trabalhadores ligados ao Partido Comunista grego, impediram hoje (23) a entrada dos funcionários na Bolsa de Valores de Atenas, um dia antes da greve geral convocada para amanhã pelos sindicatos majoritários do setor público e privado.
O protesto é contra as medidas de austeridade do governo para combater a crise financeira do país, tais como o congelamento de salários e a redução de bônus. Apesar da confusão, a sessão abriu normalmente.
Simela Pantzartzi/Efe
Nos cartazes dos manifestantes, bordões como “deixem que a plutocracia pague a crise” e “não passarão”
A Grécia está mergulhada numa enorme dívida fiscal e a situação do país pôs em xeque a estabilidade do euro. O déficit público é de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) e investidores temem que o país não seja capaz de pagar suas dívidas, de mais de 16 bilhões de euros. No começo do mês, O Executivo anunciou um corte salarial de 20% para os funcionários e a redução do número dos funcionários públicos. No dia 10 de fevereiro, foi convocada uma greve nacional de 24 horas em protesto.
Os manifestantes ocuparam os arredores do edifício durante as primeiras horas da madrugada com cartazes de protestos contra os operadores e a bolsa. Gianis Tasiulas, presidente dos trabalhadores da construção, chamou seus colegas “a saírem às ruas” para impedir a entrada dos empregados da Bolsa em seus escritórios. Forças de segurança enviaram efetivos ao local, mas até o momento não precisaram intervir.
Greve
A greve de amanhã, que vai ter participação dos controladores aéreos, vai afetar todos os voos, com o cancelamento de 400 conexões e a modificação de dezenas de outras desde hoje. Os barcos de passageiros, os trens, o metrô e os trens suburbanos também estarão fora de serviço.
Os serviços públicos, colégios, bancos, hospitais e alfândegas estarão fechados, e os sindicatos organizaram grandes manifestações no centro de Atenas e nas maiores cidades do país. Devido à participação dos jornalistas gregos na greve, haverá também um blecaute de informação durante a jornada de protesto.
NULL
NULL
NULL