O helicóptero em que o presidente colombiano Iván Duque viajava foi atingido nesta sexta-feira (25/06) por vários disparos quando estava prestes a aterrissar na cidade de Cúcuta, no nordeste do país.
Embora ninguém tenha ficado ferido durante o ataque, os disparos de fuzil atingiram a aeronave militar, na qual se deslocavam, além do presidente, o ministro do Interior, Daniel Palacios, o ministro da Defesa, Diego Molano e o governador do departamento Norte de Santander, Silvano Serrano Guerrero.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento gravado por habitantes do bairro Camilo Daza em Cúcuta, em que se pode observar o helicóptero e o som de vários disparos, segundo o site Caracol Notícias.
O ato de agressão foi considerado pelo presidente colombiano um “atentado covarde”, em uma área onde é registrada “a taxa de maior número de hectares de cultivos ilícitos”, de acordo com nota divulgada pelo Ministério da Defesa o país.
“Uma vez mais reiteramos que, como Governo, não vamos vacilar nem um só minuto nem um só dia, na luta contra o narcotráfico, terrorismo e criminalidade organizada que operam no país. Não nos amedrontam com violência”, frisou Iván Duque em um comunicado oficial emitido após o ataque.
Imagens divulgadas pela presidência da Colômbia mostram os impactos de balas em uma das pás do rotor principal, no rotor de cauda e em outras partes da estrutura do helicóptero Black Hawk da Força Aérea da Colômbia (FAC).
Governo da Colômbia
Helicóptero em que viajava Iván Duque foi atingido por tiros em Cúcuta