(atualizada às 14h10)
Cerca de 40 pessoas morreram ao ficarem presas em uma estrada em chamas por causa de um incêndio florestal que atinge as proximidades da cidade de Haifa, em Israel, nesta quinta-feira (2/12). Segundo a agência de notícias americana Associated Press, o serviço nacional de emergência de Israel confirma o número de vítimas no incêndio, que está devastando a floresta em torno do monte Carmelo, no norte de Israel.
“Podemos confirmar que um ônibus ficou preso nas chamas e várias pessoas morreram”, especificou um porta-voz da polícia local à agência de notícias espanhola Efe.
Efe
O incêndio, que matou cerca de 40 pessoas devastou grande parte da floresta em torno do monte Carmelo
Muitas das mortes teriam ocorrido quando um ônibus que iria retirar as pessoas do local pegou fogo. Autoridades cercaram a área e removeram centenas de pessoas, incluindo cerca de 500 prisioneiros palestinos do presídio de Damon. Segundo o jornal israelense Haaretz, ao tentar evacuar pessoas, o ônibus com cerca de 50 agentes penitenciários capotou e ficou preso nas chamas. Segundo a AP, ainda não foi confirmado se também há presos entre os mortos.
De acordo com outro jornal israelense, Yedioth Ahronoth, devido ao fogo intenso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu cancelou a agenda e ordenou a criação de um grupo de trabalho especial para cuidar do assunto. O assessor de Netanyahu, Gidi Shmerling, disse ao jornal que o premier também pediu que todas as forças necessárias sejam mobilizadas.
Ventos
Já segundo o Haaretz, milhares de hectares de mata nativa foram perdidos. O fornecimento de energia foi cortado nas áreas de Isfiyeh Daliyat e Al-Karmel (Monte Carmelo). O povoado de Oron Beit foi evacuado, além de hotéis e fazendas na região. O vento está soprando as chamas por toda a serra do monte Carmelo na direção leste.
“Este grande fogo se espalhou devido aos ventos fortes”, disse Ahuva Mishne, superintendente policial de Haifa à Rádio Israel. “Os ventos estão soprando na direção do mar, por isso não há preocupação real para os vilarejos”.
A causa do incêndio ainda não foi identificada. Em 2010, Israel teve um verão particularmente quente e deve ter pouca chuva no inverno, que começa este mês no hemisfério norte.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL