A capital do Iraque, Bagdá, foi alvo de três atentados que deixaram dezenas de mortos e feridos, nesta segunda-feira (02/01). Durante a noite de Ano Novo, no sábado (31/12), a cidade já havia enfrentado outros dois ataques posteriormente reivindicados pelo Estado Islâmico.
Nesta segunda, duas bombas explodiram nos arredores de dois hospitais de Bagdá, deixando nove feridos. Uma das bombas explodiu em frente ao hospital de Al Kindi, no leste de Bagdá, deixando quatro feridos, e a outra explodiu nas proximidades do hospital de Al Shauader, situado no bairro Cidade de Sadr, um subúrbio do leste da capital onde cinco pessoas ficaram feridas.
Agência Efe
Carro-bomba deixou pelo menos 37 mortos na periferia de Bagdá
Horas antes, pelo menos 37 pessoas morreram e outras 65 ficaram feridas em um atentado com um carro-bomba em frente a um mercado, na periferia de Bagdá onde vivem principalmente xiitas.
O grupo extremista Estado Islâmico assumiu a autoria deste atentado com o carro-bomba, e disse que ele teria sido cometido por um suicida, segundo comunicado divulgado pela agência oficial dos jihadistas, Amaq.
NULL
NULL
Os atentados aconteceram pouco depois da chegada à capital iraquiana do presidente da França, François Hollande, que tem programada uma agenda de reuniões com líderes do país árabe e depois deve visitar as tropas francesas no norte do país, que combatem o EI.
Ano Novo
No sábado, durante as comemorações de Ano Novo, dois homens-bomba deixaram 28 mortos e 54 feridos em um mercado da região central de Bagdá. O Estado Islâmico também reivindicou autoria deste ataque.
com Agência Efe