Mais da metade dos eleitores iraquianos foi às urnas no fim de semana para escolher os governadores de 14 das 18 províncias do país. Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Independente, Faraj al Haydari, 7,5 milhões de pessoas votaram, o que equivale a 51% do colégio eleitoral.
A participação foi maior do que nas eleições de 2005, boicotadas pelos sunitas, que apoiavam Saddam Hussein – já deposto à época, mas ainda vivo, já que viria a ser enforcado no ano seguinte. Desta vez, os sunitas foram às urnas, mas a ausência dos curdos – cujas províncias não tiveram eleições e que haviam comparecido em massa há três anos – evitou que o percentual fosse maior.
Os primeiros dados não oficiais das eleições de sábado apontam como favorito o grupo político do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, Coalizão do Estado de Direito, que lidera a apuração em quase todas as províncias. De acordo com o presidente da Rede Informativa das Eleições Iraquianas, Mohammed al Kanani, a única região na qual os aliados do primeiro-ministro não lideram é a de Karbala, ao sul de Bagdá.
Não houve votação nas três províncias autônomas do Curdistão iraquiano e nem na província multiétnica de Kirkuk, que tem status especial. Na província de Ninawa, uma das mais castigadas pela guerra e por conflitos armados desde 2003, a presença nas urnas chegou a 60%, segundo Al Haydari.
A maior participação, porém, aconteceu na província de Salah ad Din, ao norte de Bagdá: 65%. E a menor, em Al-Anbar, a oeste da capital, que até o ano passado era um dos principais redutos dos grupos insurgentes: 40%.
O presidente da Comissão Eleitoral Independente disse que os resultados provisórios serão divulgados em até uma semana e, uma vez feitas as revisões, os resultados finais sairão “em duas ou três semanas”.
Houve poucos incidentes violentos. Um deles foi a morte de um soldado americano, ocorrida no sábado, na cidade de Kirkuk, que não ocorreu em combate com tropas insurgentes, segundo a assessoria de imprensa das Forças Armadas dos Estados Unidos no país.
NULL
NULL
NULL