Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

(atualizada às 12h32)

A reunião ministerial do governo da Irlanda, neste domingo (21/11) em Dublin, deve finalizar o plano de austeridade quadrienal, um texto fundamental para determinar o montante do resgate financeiro que a União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional) pretendem dar ao país, sob condições impostas.

O documento de 160 páginas traça o planejamento da política econômica nacional para os próximos quatro anos, cujo objetivo é reduzir o déficit público para 3% do PIB (produto interno bruto) até 2014. Para isso, o FMI e a UE vão obrigar a Irlanda a cortar despesas e investimentos no valor estimado em 15 bilhões de euros.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Reportagem especial: 

Crise na Irlanda põe benefícios sociais em risco enquanto governo prefere pagar credores 

Como, quando e por que a Irlanda se tornou uma potência econômica
 

Segundo fontes oficiais, o plano poderia ser apresentado na terça-feira (23/11). Caso seja aprovado pela Comissão Europeia (órgão executivo da UE), pelo Banco Central Europeu e pelo FMI, analistas desses organismos que estão em Dublin poderiam concluir a avaliação poucos dias depois.

O governo trabalha com a comissão técnica na elaboração de um plano de reestruturação de seu sistema bancário, já que os 30 bilhões de euros já injetados pelo Estado nos bancos desde o começo da crise de 2008 não bastaram parar gerar confiança nos mercados internacionais.

Leia mais:  

União Europeia prepara plano de ajuda para conter crise econômica na Irlanda 

Reino Unido oferece ajuda a setor bancário da Irlanda  

G20 tem pré-reunião com debates 'acalorados' e sem consenso  

G20 precisa encontrar solução de equilíbrio para a guerra cambial, defende Lula  

G20 aprova plano de ação para impulsionar países em desenvolvimento  

Irlanda recusa ajuda financeira e mercados caem frente à instabilidade na zona do euro

As estimativas sobre a fatura final do resgate bancário, que o governo fixou em 50 bilhões de euros, também ficaram obsoletas, dificultando o estabelecimento de um número final do pacote de ajuda da UE.

A edição deste domingo do jornal britânico The Sunday Times publica, sem citar fontes, que o valor da ajuda à Irlanda poderia chegar a cerca de 120 milhões de euros. O valor é mais alto que os 110 milhões de euros que a Grécia recebeu em maio.



Siga o Opera Mundi no Twitter       

Conheça nossa página no Facebook    

Irlanda acerta últimos detalhes de plano de austeridade para 2010-2014

NULL

NULL

NULL