O governo da Irlanda, especialistas europeus e o FMI (Fundo Monetário Internacional) chegaram a um acordo neste domingo (28/11) em relação ao pacote de ajuda que o país receberá. Após um reunião entre as partes, foram estabelecidas as grandes linhas de um plano de ajuda de 85 mil milhões de euros, destinado nomeadamente aos bancos.
Nesta tarde, o programa será repassado e ratificado pelo Eurogrupo, reunião dos ministros das Finanças europeus, que acontece em Bruxelas a partir das 12h.
Leia mais:
Milhares de irlandeses protestam contra plano de austeridade do governo
Ajuda de UE e FMI não deve resolver crise da Irlanda, dizem analistas
União Europeia prepara plano de ajuda para conter crise econômica na Irlanda
Reino Unido oferece ajuda a setor bancário da Irlanda
No sábado (2/11), quase 10 mil irlandeses foram às ruas para protestar contra o plano de austeridade que o governo irlandês negocia com a UE (União Europeia) e o FMI.
O presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Durão Barroso , disse que um acordo sobre o pacote de ajuda financeira para a Irlanda provavelmente será alcançado nesta tarde. O objetivo, segundo ele, é reduzir os temores de contágio da crise irlandesa para outros países da zona euro. “Temos todos os instrumentos necessários para responder à ocorrência de uma nova crise”, disse Barroso em entrevista à rádio francesa Europe 1.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL