Domingo, 13 de julho de 2025
APOIE
Menu

Quase 20 toneladas de suprimentos médicos e medicamentos enviados pela Rússia chegaram a Cuba na última segunda-feira (24/01) para ajudar na luta contra a pandemia da covid-19. 

Como parte dos estreitos laços de cooperação e solidariedade entre as duas nações, este é o quinto avião com carregamentos de ajuda humanitária enviados por Moscou. 

Os voos têm sido enviados ao país latino-americano desde o final de dezembro de 2021. A embaixada russa na ilha caribenha especificou que todos os aviões remetidos ao país desde 31 de dezembro forneceram medicamentos, trajes multiuso, seringas de proteção e injeção, totalizando mais de 80 toneladas em insumos médicos. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Na chegada da carga ao aeroporto internacional José Martí, em Havana, capital cubana, as autoridades cubanas enviaram seus agradecimentos à Rússia 

“Nossa profunda gratidão ao governo da Rússia por enviar a Cuba uma nova doação de medicamentos e suprimentos médicos para apoiar a luta contra a covid-19, o que reafirma os estreitos laços de amizade e solidariedade entre nossos povos e governos”, disse o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez. 

Da mesma forma, a primeira vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro do país, Ana Teresita González, elogiou a contribuição russa na luta cubana contra a covid-19. 

Medicamentos, trajes multiuso e seringas estão entre as quase 20 toneladas de suprimentos que chegaram em Havana; este é o quinto envio russo à ilha

Twitter: @EmbRusCuba

Carregamento de ajuda humanitária enviado pela Rússia nesta segunda-feira é o quinto desde dezembro de 2021

“A solidariedade e a cooperação internacional são o caminho para um mundo mais equitativo, justo e sustentável”, acrescentou.

Como parte dos laços entre os dois países, os presidentes de Cuba e da Rússia, Miguel Díaz-Canel e Vladímir Putin, respectivamente, realizaram uma conversa telefônica na segunda-feira, antes da chegada do carregamento, onde trocaram informações sobre o bom estado das relações binacionais.

“Tive uma conversa telefônica cordial e frutífera com o presidente Putin. Trocamos sobre o excelente estado das relações e o desenvolvimento futuro dos laços em diferentes esferas. Também sobre a situação internacional atual”, disse o líder cubano em sua conta no Twitter após a conversa.

O chefe de Estado cubano reconheceu a ajuda humanitária enviada pela Rússia nos últimos meses, especialmente alimentos, medicamentos e concentradores de oxigênio, que foram essenciais durante os momentos mais difíceis da pandemia no país.

(*) Com TeleSUR, Granma e Prensa Latina