O novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, surpreendeu o mundo na última quarta-feira (05/09) e desejou feliz ano-novo (Rosh Hashanah) aos judeus, que comemoram o início de 5773 em seu calendário. Na mensagem publicada na rede social, Rouhani, disse que a mensagem se dirigia especialmente “aos judeus iranianos”.
As the sun is about to set here in #Tehran I wish all Jews, especially Iranian Jews, a blessed Rosh Hashanah. pic.twitter.com/tmaf84x7UR
— Hassan Rouhani (@HassanRouhani) September 4, 2013
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, também desejou feliz ano-novo no Twitter. O tuíte dele foi respondido por Christine Pelosi, filha da líder da minoria na Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que afirmou que o ano novo seria melhor se Rohani fizesse o Irã “parar de negar o Holocausto”.
NULL
NULL
O ministro das Relações Exteriores do país, Javad Zarif, respondeu a Pelosi, ainda no Twitter, dizendo que “o Irã nunca negou o Holocausto. O homem que parecia fazer isso se foi”, afirmou. A reposta foi uma referência indireta ao ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, que chegou a chamar a morte de judeus durante a Segunda Guerra Mundial de “grande farsa”.
@sfpelosi Iran never denied it. The man who was perceived to be denying it is now gone. Happy New Year.
— Javad Zarif (@JZarif) September 5, 2013
Rohani assumiu o cargo em 3 de agosto, em substituição a Ahmadinejad.