O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, negou ontem (3) que tenha oferecido um acordo à Rússia para reduzir a implantação de um escudo antimísseis na Europa em troca de ajuda de Moscou no impasse nuclear com o Irã.
O jornal The New York Times disse que Obama enviou no mês passado uma carta ao presidente russo, Dimitri Medvedev, sugerindo que iria rever a implantação do sistema antimísseis desde que a Rússia conseguisse convencer o Irã a interromper o programa de desenvolvimento de armas nucleares.
“A reportagem não caracterizava acuradamente a carta. O que eu disse na carta é o que eu tenho dito publicamente, que é que a defesa antimísseis que falamos em instalar está dirigida não para a Rússia, mas para o Irã”, disse Obama segundo a Reuters, após reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
“E o que eu disse foi que, obviamente, na medida em que estamos reduzindo o compromisso do Irã com armas nucleares, então isso reduz a pressão, ou a necessidade de um sistema de defesa antimísseis”.
Leia mais:
Obama pede ajuda da Rússia para deter programa nuclear iraniano, diz jornal
NULL
NULL
NULL