O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversará com seu colega marroquino, Taieb Fassi Fihri, sobre a atual situação do norte da África e do Oriente Médio na visita que realizará ao Marrocos na próxima segunda-feira (05/09).
No encontro de trabalho serão analisados assuntos da agenda internacional, “em particular a situação no norte da África e no Oriente Médio” perante as mudanças de governo em diferentes países da região pela chamada “primavera árabe” e pelas crises em países como a Síria, segundo um comunicado da Chancelaria brasileira.
Leia mais:
Rebeldes preparam cerco em Sirte, cidade natal de Kadafi
Denúncias alertam para desaparecimentos e execuções por rebeldes e forças pró-Kadafi
Inspirado em Che Guevara, argentino luta ao lado de rebeldes líbios e critica OTAN
Após ofensiva militar da OTAN, começa a corrida pelas riquezas da Líbia
Cronologia do conflito na Líbia: de revoltas à intervenção militar estrangeira
O Brasil, atualmente um dos membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, até agora não reconheceu os rebeldes líbios como novo governo nesse país e tenta mediar, junto com Índia e África do Sul, uma negociação pacífica para a crise na Síria.
“Marrocos é um importante interlocutor no mundo árabe, além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil na África”, informou o comunicado.
Patriota aproveitará seu encontro com o ministro marroquino para aprofundar o diálogo político entre os dois países e abordar assuntos de comércio e cooperação bilateral.
A troca comercial entre os dois países somou 1,37 bilhão de dóalres em 2010 e chegava a 981,3 milhões de dóalres nos primeiros sete meses deste ano.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL