O ex-presidente e candidato da Frente Ampla, Tabaré Vázquez, lidera as intenções de voto para o segundo turno no Uruguai, que será realizado no domingo (30/11), como apontou a pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira (20/11) pelo Grupo Radar. O ex-presidente aparece na sondagem com 52,2% das preferências, enquanto Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, possui 42,3% da preferência do eleitorado. A tendência é reforçada por outros dois levantamentos.
A pesquisa revela ainda que 4,3% dos eleitores votarão em branco ou nulo e 1,2% não sabe ou não respondeu.
Agência Efe
Lacalle e Tabaré se enfrentarão nas urnas no domingo (30/11)
Outras duas pesquisas reforçam a tendência de vitória de Vázquez, que é apoiado pelo atual presidente, José Pepe Mujica. A sondagem divulgada pela Equipos Mori aponta que o candidato da Frente Ampla tem 51% das intenções de voto e Lacalle, 38%.
Leia mais: Uruguai rejeita redução de maioridade penal e terá segundo turno entre Vázquez e Lacalle Pou
Já a empresa Factum indica que o ex-presidente tem 52%, enquanto o candidato do Partido Nacional aparece com 37%. Os indecisos são 5%, enquanto 6% votarão em branco ou nulo. Questionados sobre quem ganhará as eleições, 84% declararam que Vázquez e 12%, Lacalle Pou.
Com o lema “Juntos pela terceira vez”, Tabaré Vázquez propõe um terceiro governo de esquerda, com ênfase nos crescimentos econômico e produtivo, a geração de empregos qualificados e o investimento em infraestrutura física, além da melhora nos índice de educação e segurança.
Leia mais: Eleição no Uruguai influenciará integração da América Latina, diz cientista político
O candidato do Partido Nacional defende que os programas sociais implementados pela Frente Ampla que estão dando certo sejam mantidos. Ao mesmo tempo, irá fazer correções em algumas áreas, como segurança pública e educação, onde as estatísticas mostram que são as maiores preocupações da população. “Manter o que está bem feito, mudar o que está mal e fazer o que nunca foi feito”, afirma Lacalle Pou.
Primeiro turno
No primeiro turno das eleições, Vázquez obteve 45,8% dos votos, enquanto Lacalle Pou conquistou 31,5%. Na terceira colocação ficou o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, com 13,3% das preferências.
Agência Efe
Uruguaios foram às urnas em 26 de outubro e, em plebiscito, recusaram a redução da maioridade penal no país
A Frente Ampla também obteve maioria nas eleições parlamentares. Com 48% dos votos, quantidade similar à das eleições de 2009, a coalizão obteve 50 de 99 deputados e pela terceira vez consecutiva garantiu maioria parlamentar, fato inédito nos últimos 60 anos. Os partidos Nacional, de Lacalle Pou, e Colorado, de Pedro Bordaberry obtiveram 31% e 12%, respectivamente.
Leia mais: Frente Ampla conquista maioria no Uruguai e dificulta mudanças em leis de aborto e maconha
No Senado, a força governista contará com 15 dos 30 legisladores. A soma, no entanto, penderá para a FA caso Vázquez vença a disputa, o que dará ao candidato a vice-presidente, Raúl Séndic o direito a voz e voto entre os senadores.
NULL
NULL