Wikicommons
A cadeia de restaurantes Wendy’s ultrapassou o Burger King no ano passado e tornou-se a segunda maior rede de fast food dos Estados Unidos. Apesar do crescimento nos lucros, no entanto, as duas marcas seguem bem abaixo do líder do segmento, o Mc Donald’s.
Segundo os números divulgados pelas próprias companhias, as receitas combinadas de Wendy’s e Burger King em 2011 ficaram próximos de 5 bilhões de dólares. Enquanto isso, sozinho, o Mc Donald’s apresentou uma receita de 27 bilhões de dólares.
O cenário representa um aumento de 12% em relação ao que o Mc Donald’s arrecadou em 2010. Essa força financeira da rede permite que o Mc Donald’s compre grande parte de seus produtos por um preço inferior ao que é pago pelas demais cadeias de fast food norte-americanas.
A liderança do ranking elaborado pela consultora Technomic pertence ao Mc Donald’s desde que o levantamento passou a ser publicado em 1972. Em relação ao tamanho físico das redes, no entanto, é o Starbucks que aparece na segunda colocação, seguido por Wendy's e Burger King.
Apesar do crescimento nas vendas, as redes de fast food apresentaram um desempenho ruim no primeiro ranking do setor organizado pela organização Consumer Reports nos EUA.
Somente 11% dos clientes classificaram como “excelente” o serviço dessas redes. Somente 19% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a qualidade do produto em relação ao preço oferecido.
“Cadeias como McDonald's e Taco Bell acreditam oferecer um produto de alto valor a baixo preço, mas os consumidores não necessariamente concordam que elas ofereçam muito em troca de dinheiro”, assinalou em comunicado Tod Marks, editor sênior de projetos da Consumer Reports.
A pesquisa foi feita com mais de 36 mil pessoas, que fizeram mais de 98 mil visitas a 53 redes de fast-food.
NULL
NULL
NULL