Aula Pública Opera Mundi com Sérgio Gabrielli: qual o futuro do petróleo, no Brasil e no mundo?

Ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli discute novas dinâmicas da geopolítica energética em aula gravada na UFABC de São Bernardo do Campo (SP)

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Sérgio Gabrielli discute o futuro do petróleo do mundo


No novo episódio da Aula Pública, Sérgio Gabrielli, professor da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da Petrobras, discute o novo arranjo geopolítico do petróleo. Para o especialista, uma série de fatores, como o crescimento da demanda chinesa e as novas formas de exploração dos EUA, reorganizou a dinâmica produtiva no mundo. Os resultados desse processo, diz Gabrielli, são transformações significativas na economia em escala global, inclusive no Brasil. 


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

"Nos últimos anos, tivemos uma profunda mudança no papel dos EUA enquanto produtor de petróleo. Além disso, o crescimento da demanda de China e Índia trouxe mudanças na organização produtiva no mundo. Temos um outro fenômeno no mercado atual: acúmulo de estoques nos países consumidores. Existem navios petroleiros carregados flutuando sem entregar nos portos e o crescimento de estoques nas refinarias. Consequentemente, temos uma certa capacidade de os mercados consumidores influenciarem nos preços. Com isso, vivemos uma situação de uma pequena sobrefoerta de petróleo no mercado.  A perspectiva para 2017 e 2018 é que essa sobreoferta caia, pois os investimentos na atividade petroleira caíram em 2015", explica Gabrielli.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Sérgio Gabrielli: qual é o futuro do petróleo, no Brasil e no mundo?

 

No segundo bloco, Sérgio Gabrielli responde perguntas do público da UFABC, em São Bernardo do Campo

Coordenação: Haroldo Sereza
Produção: Dodô Calixto
Edição de vídeo: Daniela Stéfano

A resistência indígena contra os caubóis do petróleo nos EUA

Aula Pública Opera Mundi: por que os trabalhadores estão ficando cada vez mais doentes?

Aula Pública Opera Mundi: qual é a função política da arquitetura?

 

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Lugar de fala e a fala do lugar

Eu não posso nunca esquecer que essa palavra que trago como meu ofício de mundo não pode ser menos que o fio afiado da lâmina, mas não qualquer lâmina