A participação de Luiz Inácio Lula da Silva na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP27) é uma das mais esperadas do evento que se desenvolve na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito. Sabendo dessa expectativa, o presidente eleito do Brasil deu um aperitivo, em uma publicação nesta terça-feira (15/11), em sua conta de Twitter.
Na mensagem, Lula contou que está “no Egito, conversando com a Marina Silva sobre a participação da sociedade civil brasileira na COP27. O Brasil voltará a ser referência mundial na questão climática”.
O texto foi acompanhado de uma foto do presidente eleito com Marina, que está acompanhando o evento no Egito desde a sua inauguração, na semana passada. A imagem foi o registro do primeiro encontro entre Lula e a líder da Rede Sustentabilidade em solo egípcio.
No Egito, conversando com a @MarinaSilva sobre a participação da sociedade civil brasileira na #COP27. O Brasil voltará a ser referência questão climática mundial.
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/GdyHo10FE5
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2022
A publicação de Lula no Twitter e o co-protagonismo de Marina na COP27 ao lado do petista reforçam as especulações de que ela seria uma das componentes do ministério do futuro governo.
Ricardo Stuckert
Lula da Silva e Marina Silva na COP27, no Egito
Os rumores a respeito indicam que ela poderia ser ministra do Meio Ambiente (cargo que ocupou no primeiro governo de Lula), ou em um possível novo Ministério de Enfrentamento da Crise Climática. Também se especula que esse anúncio poderia ser feito nesta semana, durante o discurso de Lula na COP27, que deve acontecer nesta quarta-feira (16/11).
Além do discurso, a passagem de Lula pelo Egito também será a ocasião em que o presidente eleito aproveitará para se reunir com uma dezena de delegações internacionais, representantes de países que querem recuperar suas relações com o Brasil após o fim do governo de Jair Bolsonaro.
No Egito, Lula já teve encontros com John Kerry, secretário especial dos Estados Unidos para o enfrentamento da crise climática, e com Xie Zhenhua, chefe do comitê de enfrentamento da crise climática do governo da China.
Me reuni agora há pouco com @JohnKerry, dos EUA, e Xie Zhenhua, da China, que representam seus países, as duas maiores economias do mundo, no debate climático na #COP27.
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/njuGN0WkRK
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2022
A agenda de Lula ainda terá reuniões com representantes das delegações da União Europeia, da França e do Canadá, entre outros países. Também está marcado um encontro entre o presidente eleito do Brasil e o secretário geral das Nações Unidas, o português António Guterres.
A repercussão da passagem de Lula pela COP27 contrasta com a apagada participação da delegação oficial do governo brasileiro no evento, que foi liderada pelo ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite.