Domingo, 13 de julho de 2025
APOIE
Menu

Atualizada às 20:45

Um caminhão avançou contra um grande grupo de pessoas que se reuniam nas ruas da cidade de Nice, no sul da França, durante a celebração do Dia da Bastilha nesta quinta-feira (14/07), informa a imprensa francesa. 

A polícia local está tratando o incidente como um ataque e pediu para que a população da cidade não saia de casa, reportou a rádio France Info. O canal francês iTELE cita uma fonte policial que afirmou que há 73 mortos e mais de 100 feridos em decorrência do atropelamento.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Reprodução

Imagens da imprensa francesa mostram caminhão parado após incidente em Nice

Segundo um repórter da AFP que testemunhou o incidente, um caminhão branco avançou em alta velocidade contra os pedestres que caminhavam na orla de Nice após a exibição de fogos de artifício no feriado nacional que comemora a queda da Bastilha, prisão que foi tomada pela população em 14 de julho de 1789 e é considerado o ato que deu início à Revolução Francesa.
 

Polícia afirma se tratar de ataque terrorista; autoridades dizem que caminhão estava 'carregado de armas e explosivos' e que há mais de 70 mortos até agora

NULL

NULL

“Vimos pessoas sendo atingidas e escombros voando”, disse o repórter, acrescentando que a cena era de “caos absoluto”, com pedestres correndo assustados após o incidente.

Maryam Violet, jornalista iraniana de férias em Nice, testemunhou o ataque e disse ao jornal britânico The Guardian que “estava claro que o motorista estava fazendo aquilo deliberadamente”. “Andei por mais de uma milha [1,6 quilômetro] e vi vários corpos pela rua. Acho que mais de 30, e muitas pessoas feridas.”

Segundo a BBC, Cristian Estrosi, presidente da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, onde fica Nice, afirmou que o caminhão estava “carregado de armas e explosivos” e que há mais de 70 mortos até o momento.

O Ministério do Interior francês declarou que o motorista do caminhão foi morto pelos policiais. “O indivíduo que conduziu o caminhão foi neutralizado. A investigação determinará se ele agiu sozinho”, informou o Ministério através do Twitter.

Também há relatos de tiros terem sido disparados após o atropelamento, mas isso não foi confirmado por forças de segurança francesas. Imagens divulgadas pela imprensa francesa mostram marcas de tiros no caminhão.

A polícia estabeleceu um cordão de isolamento na Place Massena, a praça central da cidade, segundo a AFP.