A abdicação do rei da Espanha, Juan Carlos, foi o principal destaque desta semana em Opera Mundi. A decisão foi tomada na segunda-feira (02/06) em favor de seu filho Felipe, o príncipe de Astúrias.
Horas depois do pronunciamento, milhares de espanhóis foram às ruas para reivindicar a realização de um referendo para decidir uma nova forma de governo para o país. A maioria dos partidos de esquerda defendeu uma conversão para república. Apesar das grandes manifestações, o presidente do governo, Mariano Rajoy, afirmou na terça (03/06) que a atual Constituição da Espanha não permite este tipo de consulta popular.
Rafael Duque/ Opera Mundi
Em Madri, a Praça Porta do Sol, em frente à sede do governo da Comunidade Autônoma, ficou lotada após abdicação do rei
Além da abdicação do rei, o vídeo divulgado no YouTube por duas princesas sauditas, filhas do rei Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud, também chamou atenção nesta semana. As duas pediram ajuda internacional para livrá-las do cativeiro imposto a ambas desde 2001 por seu pai. Na gravação, Sahar e Jawaher Bint Abdalá al Saud dizem que desde março elas não têm alimentos frescos ou água mineral. “Estão nos deixando morrer de fome”, diz Jawaher. Apesar de terem acesso à internet e às redes sociais, afirmam que elas e duas irmãs vivem presas dentro do palácio real.
NULL
NULL
Outro tema em foco foi o criativo modo como os jovens tailandeses protestaram contra o golpe de Estado no país. Inspirados no filme “Jogos Vorazes: Em Chamas”, estudantes passaram a realizar flash mobs organizados via redes sociais exibindo três dedos – como a personagem principal do best-seller homônimo da escritora Suzanne Collins’s – para burlar a proibição de manifestações e reuniões com mais de cinco pessoas, decorrentes da lei marcial decretada há duas semanas.
Efe
Tailandeses protestam na Universidade Thammasat utilizando saudação que representa Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Na América Latina, um assunto que teve destaque foi a descoberta de um novo caminho inca, que conduz a Machu Picchu, no Peru. O trajeto, que leva até a zona de Wayraqtambo, Tambo de los Vientos, tem uma extensão de aproximadamente um quilômetro e meio e entre 1,2 e 1,40 metro de largura – conforme a topografia do terreno.
Datas históricas
Além disso, dois dias históricos foram relembrados nesta semana. Um deles foi os 25 anos do Massacre da Paz Celestial, como ficou conhecida a repressão realizada pelo governo chinês a uma onda de protestos no país. Às vésperas da data, internautas começaram a denunciar a o aumento da censura a determinadas ferramentas na internet, como o Google. O Partido Comunista nega a existência do massacre e evita — o máximo que pode — o debate em torno da questão.
Outro dia histórico foi o desembarque das tropas comandadas pelos Estados Unidos à praia francesa da Normandia – conhecido como o “Dia D”. Há 70 anos, as forças aliadas cruzaram o Canal da Mancha para chegar aos 35 quilômetros de costa na Normandia com mais de 150 mil homens. A empreitada representa a maior invasão militar marítima da história das guerras. Para relembrar a data, Opera Mundi elencou cinco curiosidades sobre o ataque.
A cerimônia de comemorações do 70° aniversário do “Dia D” na Normandia foi a ocasião para o encontro inédito nesta sexta-feira (06/06) entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Barack Obama, que não se reuniam desde a anexação da península da Crimeia em março.
Robert F. Sargent/WikiCommons
Em 6 de junho de 1944, 150 mil homens das tropas aliadas desembarcaram na Normandia