O candidato da coalizão Nova Força da Maioria, Alejandro Guillier, reconheceu a derrota ante o ex-presidente Sebastián Piñera, que foi eleito no segundo turno realizado neste domingo (17/12).
“Quero parabenizar a meu competidor Sebastián Piñera, o novo presidente da República, a quem chamei para felicitar por seu impecável e já maciço triunfo”, disse, na sede de sua campanha.
Além disso, assegurou que, apesar da derrota, “nos comprometemos a seguir trabalhando pelo Chile que queremos. É uma derrota eleitoral, mas não uma derrota política”.
NULL
NULL
Reprodução
Guillier reconheceu a derrota no Chile
Por outro lado, felicitou a seus seguidores e os convidou a “aprender a lição, a estudar os resultados do voto cidadão e a reconstruir uma opção democrática, uma opção solidária, uma opção para o Chile”.
“Temos que ser autocríticos. Sofremos uma derrota dura. Temos que levantar nosso ânimo e sair a defender as reformas que acreditamos”, afirmou.
“Foi uma jornada eleitoral impecável e confirma o que já sabemos, o Chile goza de uma democracia sólida e um sistema eleitoral reconhecido no mundo inteiro e que nos dá garantias”, disse.