Mesmo com os altos índices de criminalidade relacionada ao tráfico de drogas, a indústria turística mexicana apresentou números positivos em 2010. O setor foi responsável pela entrada de nove bilhões de dólares na economia do país nos nove primeiros meses deste ano, o que representa um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período em 2009, informou a Secretaria de Turismo por meio de comunicado.
Até julho o México recebeu 16,7 milhões de turistas internacionais, 26,9% a mais do que o registrado no mesmo período em 2009. Os dados mostram também que o turismo no país – um dos principais destinos na América Latina – está se recuperando, após ter sido prejudicado no ano passado pelos altos índices de violência, pelo surto do vírus H1N1 e pela recuperação da crise econômica mundial.
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Em 2009, o turismo movimentou 21,4 milhões de dólares, 15% a menos do que em 2008. Uma das razões para a diminuição do fluxo é o vírus H1N1, descoberto em 23 de abril, já que muitos restaurantes e clubes tiveram que ser temporariamente fechados e voos para o México foram cancelados.
Outro fator responsável pela queda foi a violência. Os altos índices de assassinatos, porém, concentram-se nos estados próximos à fronteira com os Estados Unidos – na rota dos cartéis da droga – com pouca atração turística. Desde 2006, quando o presidente Felipe Calderón assumiu o cargo, 28 mil pessoas morreram no país por conta da violência ligada ao tráfico. Destes, 1,2 mil tinham menos de 18 anos.
Neste ano, o turismo no interior do país, excluindo as regiões fronteiriças, permitiu a entrada de 7 ,139 bilhões de dólares, 10,8% a mais do que no ano anterior. Já os turistas que chegam ao México por meio de cruzeiros movimentaram 393 milhões de dólares, número 28,3% maior do que o do ano passado.
Em 2010, a Secretaria estima que os turistas gastaram 450,8 dólares por pessoa, 2,5% mais do que no ano passado, quando gastaram 439,7 dólares. Para o governo, o crescimento é explicado pelas campanhas de promoção do país no exterior, que tenta desvincular a imagem do México à criminalidade. Desde maio do ano passado, o governo mexicano gastou 92 milhões de dólares em uma campanha para atrair turistas e tentar recuperar os índices.
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