A empresa de consultoria Cambridge Analytica, pivô do caso envolvendo o vazamento de dados de 87 milhões de usuários do Facebook, anunciou nesta quarta-feira (02/05) que irá encerrar todas as suas operações.
A notícia foi dada em primeira mão pelo Wall Street Journal, que ouviu o dono do grupo SCL, detentor da Cambridge Analytica, Nigel Oakes. A confirmação veio nesta tarde, quando a empresa emitiu um comunicado oficial em que alega ser vítima de “acusações infundadas”.
“Hoje, a CSL Elections Ltd e todos os afiliados britânicos da Cambridge Analytica LLC preencheram os requerimentos para iniciar os procedimentos de insolvência no Reino Unido. A empresa irá cessar imediatamente todas as operações”, afirma o comunicado publicado no site da companhia.
Flickr/CC
Empresa é acusada de vazar dados de 87 milhões de usuários do Facebook
NULL
NULL
Segundo a nota, “nos últimos meses, a Cambridge Analytica foi alvo de numerosas acusações infundadas e, mesmo com os esforços para corrigir as informações, foi difamada por atividades que não apenas são legais, mas amplamente aceitas”. O comunicado ressalta que “apesar da confiança inabalável da Cambridge Analytica em seus funcionários, o cerco da cobertura midiática levou consigo quase todos os clientes e fornecedores da empresa”.
A Cambridge Analytica é uma companhia britânica de consultoria especializada em análise de dados e estratégia de comunicação. A empresa é acusada de usar dados de usuários do Facebook indevidamente, obtidos por meio de um aplicativo. A Cambridge Analytica teve como cliente a campanha presidencial de Donald Trump.
(*) Com ANSA