Segunda-feira, 7 de julho de 2025
APOIE
Menu

Para desespero das famílias, todos os 29 mineiros presos desde a sexta-feira (19/11) em uma mina de carvão no sul da Nova Zelândia foram declarados mortos, após uma segunda explosão ter atingido o local nesta quarta-feira (24/11).

“Acreditamos que ninguém sobreviveu e que todos morreram” após a explosão na mina Pike River, disse o superintendente da polícia Gary Knowles, segundo a BBC Brasil.

Efe



Familiares deixam local da mina emocionados após notícia da morte dos mineiros

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Segundo Knowles, a nova explosão ocorreu às 14h37 (23h37 de terça-feira em Brasília). “Foi extremamente grave. Eu tive que informar as famílias dos mineiros, e elas estão muito abaladas.”

Após a divulgação da notícia, dezenas de famílias abandonaram a sala de imprensa visivelmente emocionadas. Alguns familiares dos trabalhadores tentaram agredir policiais por não terem descido ao poço para salvar seus parentes, segundo testemunhas.

Os trabalhos de resgate se viram prejudicados desde o primeiro momento pela reticência das autoridades em permitir que as equipes de resgate descessem à mina pelo risco de gás tóxico, o que frustrou as famílias. Fracassou também a tentativa de que um robô articulado mostrasse o caminho aos socorristas.

Leia mais: 

Resgate de mineiros na Nova Zelândia é adiado para domingo 

Meses depois do Chile, mineiros continuam desaparecidos após explosão em mina na Nova Zelândia  

Explosão em mina na Nova Zelândia deixa pelo menos 27 desaparecidos   

Chile: o verdadeiro milagre dos milagres    

Mineiros equatorianos soterrados são encontrados mortos por equipes de resgate 
 

Tragédia nacional

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, classificou o desastre na mina como uma tragédia nacional. “A Nova Zelândia é um país pequeno, um país no qual cuidamos de nossos irmãos, então perder tantos irmãos de uma vez é um golpe agonizante”, afirmou o premiê. “Hoje todos os neozelandeses estão de luto por esses homens. Somos uma nação de luto”, afirmou.

O primeiro-ministro também disse que nas próximas semanas será estabelecida uma comissão independente para investigar as causas da explosão de gás metano.



Siga o Opera Mundi no Twitter     

Conheça nossa página no Facebook 
 
  
 
 

Após nova explosão, governo diz que mineiros na Nova Zelândia estão mortos

NULL

NULL

NULL