O ex-ditador peruano Alberto Fujimori pediu “perdão do fundo do coração” a todos os peruanos em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (26/12). Ele ainda agradeceu ao “indulto humanitário” recebido nesta segunda (25/12) do atual mandatário do país, Pedro Pablo Kuczynski.
“Sou consciente que os resultados durante meu governo foram por uma parte bem recebidos. Mas, por outro lado, reconheço que também decepcionei outros compatriotas. A eles eu peço perdão de todo o coração”, disse. “Não posso deixar de expressar minha profunda gratidão pelo passo complexo tomado pelo presidente e me cabe apoiar decididamente seu chamado de reconciliação”, disse ainda o ex-mandatário.
No vídeo, Fujimori aparece sentado na maca do que diz ser em uma unidade de cuidados intensivos de um hospital.
Reprodução
Fujimori pediu “perdão” a peruanos que se decepcionaram com ele
Protestos
Milhares de pessoas foram às ruas em Lima, capital do Peru, nesta segunda para protestar contra o indulto dado a Fujimori.
Os peruanos gritavam frases como “Não tem perdão” para o ex-presidente e carregavam fotos das vítimas da ditadura comandada por ele. Houve momentos de tensão durante as manifestações, com a polícia disparando gás e balas de borracha contra as pessoas.
NULL
NULL
Muitos ainda criticavam que o indulto foi dado após um acordo do atual presidente com a oposição, dominada pelo “fujimorismo”, para salvar seu mandato.
De acordo com Kuczynski, o benefício não foi concedido por conta de um “acordo”, mas porque uma junta médica informou que o ex-ditador tinha problemas de saúde “incuráveis e degenerativos”.
Na última semana, o atual mandatário “escapou” de um processo de impeachment por conta do suposto pagamento de propina da construtora brasileira Odebrecht para Kuczynski.
Fujimori, que comandou o país entre 1990 e 2000, estava cumprindo uma pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade. Mas, por conta de sua idade e de problemas de saúde, o ex-mandatário de 79 anos está internado.
“Mi profunda gratitud por el paso complejo que ha tomado el presidente me compromete a apoyar decididamente su llamado a la reconciliación” Alberto Fujimori Fujimori Presidente del Peru 1990-2000
Posted by Alberto Fujimori Fujimori – Oficial on Dienstag, 26. Dezember 2017
(*) Com Ansa