Nesta segunda-feira (14/05), o Brasil se comprometeu a doar 7,5 milhões de dólares para a UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos), que promove ações de saúde, educação e assistência social aos refugiados da Faixa de Gaza.
Efe
Doação será usada por agência da ONU para promover ações de assistência aos palestinos
O valor representa um aumento de 700% em relação à quantia doada pelos brasileiros em 2011. Além disso, o compromisso faz do Brasil o maior doador para a causa palestina entre os países que integram o chamado Brics, que inclui também a Rússia, Índia, China e África do Sul.
NULL
NULL
O acordo foi assinado entre pela representante brasileira para a Autoridade Palestina, Ligia Maria Scherer, e pelo comissário-geral da agência, Filippo Grandi, na Cisjordânia.
A agência, que atende cerca de 1,2 milhão de refugiados na região, informou que o dinheiro será utilizado no financiamento do programa de assistência alimentar que atende 106 mil palestinos.
Além disso, parte da doação será destinada a projetos educacionais e de atendimento à saúde. O governo brasileiro espera para agosto a visita do comissário-geral da UNRWA. As partes devem discutir novos acordos e parcerias entre o país e a organização de forma a ampliar o auxílio aos palestinos.